segunda-feira, 2 de julho de 2012

SPED - Como escolher a contabilidade

 Carlos Meni é presidente da ProsoftTecnologia

Assunto de conhecimento da classe contábil, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) para o fisco se traduz em instrumento de redução da sonegação fiscal e fraudes, no entanto, para o contribuinte é objeto de muitas dúvidas. Nessa seara encontra-se o empresário que desconhece o tema. Em especial para essas pessoas a orientação é agendar uma reunião com seu contador e solicitar esclarecimentos sobre o impacto na empresa.

Hoje os escritórios de contabilidade estão diante de um dilema: o quanto estão preparados para auxiliar os empresários na gestão de suas empresas frente à realidade do Sped. Neste sentido, profissionais do segmento contábil estão passando por reformulações gigantescas. São obrigados a trocar o motor com o avião voando, tendo que mudar processos, investir em tecnologia, em treinamento, consultoria e formação de mão de obra.

O Sped envolve elos importantes, como o sistema informatizado de gestão utilizado para a emissão de notas fiscais e demais operações da empresa. Há empresas de sistemas de gestão colocando todas as responsabilidades do projeto nas mãos do contador. É um equívoco e mostra o grau de imaturidade das empresas de software diante do Sped. Honorário com preço mais baixo é simples armadilha. Os serviços pós-Sped exigem investimentos, especialização, atenção e maior proximidade do escritório contábil com o negócio do cliente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário