segunda-feira, 29 de outubro de 2012

10 dicas para controlar o estresse no ambiente de trabalho

26-10-2012

Estresse não tem hora certa para aparecer. A tensão pode surgir tanto quando a economia está favorável, como nos momentos em que nada parece estar de acordo com o que planejado. Para piorar, quando tudo vai de mal a pior, as situações parecem ainda mais complicadas. Naqueles dias em que nada dá certo - e você se arrepende até de ter saído da cama – os problemas antigos parecem atrair ainda mais dificuldades.

Mas você já parou para pensar que melhorando pequenos detalhes da sua rotina, o dia a dia pode transcorrer com mais facilidade? A Dale Carnegie Training, empresa especializada no desenvolvimento de habilidades interpessoais, acredita que para diminuir o estresse não é preciso ir longe: basta investir na organização do tempo e na criação de novos hábitos. Assim, será possível trabalhar com todo seu potencial, atingindo resultados melhores e evitando que os problemas se acumulem.

Mas como fazer isso, afinal? Abaixo você encontra 10 dicas simples para que você e sua equipe controlem o estresse. Quais dos hábitos abaixo você já utiliza?

1. Viva o presente

Um profissional com comprometimento sabe diferenciar seus clientes, para que as experiências negativas não envenenem as demais. Não deixe que os sucessos ou fracassos influenciem o seu desempenho no todo.

2. Não supervalorize coisas triviais

Trivial é aquilo que é insignificante se comparado a outros aspectos da vida. Quando você dá atenção demais para essas banalidades, pode perder a perspectiva. Pense sempre numa visão do todo: isso vai ajudar a diferenciar o que é importante do que não é.

3. Aceite o inevitável

O que não tem solução, resolvido está. Ou seja, aceite quando a situação estiver num ponto em que você não pode fazer mais nada para modificá-la. Reconhecendo os limites do caso e os seus próprios será possível, pelo menos, dominar os aspectos emocionais do ocorrido.

4. Quanta ansiedade a situação merece?

Decida o quanto quer se desgastar com determinada situação. Assim, você estabelece um limite para a energia que será dedicada a ela. Limitando o tempo que quer "perder" com cada tarefa, será mais fácil encontrar maneiras de resolver as questões ou esquecê-las e passar para a próxima atividade.

5. Se aproxime dos seus colegas e crie um ambiente alegre

É difícil manter uma atitude negativa se você está fazendo algo no intuito de ajudar outra pessoa, portanto, não tenha receio de se envolver. A dica também serve para quem se mantém focado demais no trabalho a ponto de, sem perceber, se afastar dos colegas. Isso pode levar a uma situação de isolamento e estresse. Circule, cumprimente e faça amigos!

6. Trabalhe com entusiasmo e dê o seu melhor

Entusiasmo é o que te faz caminhar com energia em direção aos seus objetivos. As críticas podem aparecer, por isso, pergunte-se sempre se está fazendo o melhor dentro de suas capacidades. Se a resposta for positiva, não há com o que se preocupar!

7. Assuma responsabilidades – uma de cada vez

Quando hesita ou procrastina, você diminui sua energia e deixa seu trabalho mais estressante do que ele deve ser. Sempre termine uma atividade antes de começar a próxima: a desorganização tem origem justamente naquela vontade de fazer tudo ao mesmo tempo.

8. Valorize a singularidade de cada um

Mesmo que, secretamente, você deseje que os outros sejam como você (pelo menos quanto ao comportamento no trabalho), você não iria gostar de trabalhar com suas cópias. Diferenças nas experiências e perspectivas tornam o ambiente de trabalho interessante e cheio de energia.

9. Abandone atividades menos necessárias

Que tal fazer uma lista das suas atividades durante uma semana de trabalho? Inclua tudo e reflita sobre quais são realmente necessárias. Tente excluir algumas e acompanhe os resultados.

10. Anote

Você tem uma agenda ou um organizador no qual anota ideias, compromissos e outras marcações importantes? Você se sentirá menos estressado se souber que suas informações importantes estão registradas e que pode voltar a elas mais tarde, caso seja necessário.
 

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