terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pequenas confecções crescem 10% no estado de São Paulo

O setor de confecção de vestuário e costura sob medida está entre as atividades com maior número de empresas constituídas no Estado de São Paulo. As informações são da Junta Comercial (Jucesp) que registrou, entre janeiro e outubro de 2012, o surgimento de 8.897 novos microempreendimentos individuais, 10% a mais que no mesmo período do ano passado. A maioria deles instituída por trabalhadores que deixaram de lado o emprego com carteira assinada para investir no próprio negócio.

De acordo com Luiz Carlos Quadrelli, secretário responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico,Ciência e Tecnologia - SDECT, a qual a Jucesp é vinculada, esta modalidade jurídica é a que mais deve crescer nos próximos anos. Para ele, o aumento na quantidade de microempresas paulistas é resultado de oportunidades, como o acesso a novas linhas de crédito e redução da carga tributária, oferecidas pelo Governo do Estado.

O secretário também destaca que antes de abrir o próprio negócio é importante que o futuro empreendedor mantenha-se informado e atento às exigências do mercado. "Para conquistar a independência financeira não basta apenas investir em algo próprio. É preciso também planejar e buscar qualificação profissional, oferecida por ações como o Via Rápida Emprego", completa. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) já capacitou, desde julho de 2011, mais de 75 mil pessoas em diversas áreas.

Foi por meio desta ação que a dona de casa, Maria Lúcia de Almeida Silva, decidiu retomar os estudos. Sem possuir experiência na área, mas com muita vontade de aprender, ela descobriu nas aulas práticas do curso Corte e Costura do Via Rápida Emprego, um caminho para ingressar no mercado de trabalho . "Foi uma ótima experiência. Quero me especializar e aprender ainda mais para trabalhar perto de casa e, quem sabe, ter a minha própria confecção um dia", declara.

Na área de confecção industrial, o programa do Governo paulista formou neste semestre 62 turmas, em 31 municípios da região metropolitana da Capital e de outras regiões como Araçatuba, Sorocaba, Franca, Campinas, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Registro, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Marília e Baixada Santista. Até o final deste ano, outras nove turmas também concluirão cursos nas cidades de São Paulo, Cotia, Itaquaquecetuba e Santos, totalizando mais de 1.500 capacitações, nos últimos seis meses.

(Redação - Agência IN) - http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/pequenas-confeccoes-crescem-10-no-estado-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário